“Os estudos de mercado são caros?” in Jornal Diário de Aveiro de 21/Jan/2016

Os estudos de mercado são caros?

Os estudos ou pesquisas de mercado são vitais para o sucesso de qualquer negócio. As empresas de sucesso realizam periodicamente estudos de mercado, com o intuito de estarem atentas às mudanças comportamentais do seus clientes e das tendências de mercado, tudo com o objetivo de manter a sua vantagem competitiva e manter o negócio a gerar margens confortáveis.

As empresas em fase de arranque (start-ups) ou em fase de expansão, necessitam dos estudos de mercado, pois estes são vitais para a compreensão das características críticas do seu mercado-alvo, para aumentar as suas receitas, para aumentar o lucro, para aumentar o ROI e acima de tudo para garantir a sustentabilidade do negócio.

A importância dos estudos de mercado pode ser melhor compreendida pela compreensão dos diversos fatores que afetam o negócio das empresas:Os estudos de mercado são caros

 

  • Informação de Mercado

Esta área inclui fatores como o tamanho do mercado (em termos de número de clientes), as receitas de vendas (para produtos existentes), a segmentação de mercado (geográfica, género, personalidade, faixa etária, poder de compra, etc.), o cenário de procura e oferta, e outros fatores.

 

  • Insights sobre os clientes existentes e identificar potenciais clientes:

Isto requer ter um conhecimento profundo sobre a tomada de decisão dos clientes:

Porque selecionam os clientes, os seus produtos, ou os dos seus concorrentes?

Qual o valor percecionado pelos clientes quando utilizam o seu produto?

Qual é o fator-chave de decisão? É serviço, qualidade do produto ou prestígio? Ou será outro fator?

Que fatores influenciam as decisões de compra?

Como pesquisam informações sobre o vosso tipo de produto?

Que meios usam para pesquisar essas informações?

 

  • Necessidades do Cliente

Avaliar e entender as necessidades específicas dos clientes e potenciais clientes, e desenvolver os produtos e serviços em conformidade. Mesmo os produtos e serviços existentes podem ser adequadamente modificados com base nos resultados dos estudos de mercado.

 

  • Análise da concorrência

O estudo de mercado pode fornecer informações valiosas sobre os concorrentes existentes, as estratégias por eles adotadas, o impacto sobre os consumidores-alvo (e suas reações), a forma como os consumidores percecionam a sua marca face à concorrência, entre outros detalhes importantes.

 

  • Identificar Oportunidades de Negócios

O estudo de mercado ajuda a identificar as lacunas existentes, e novas oportunidades de negócios, tais como mercados inexplorados ou mal servidos pelos atuais players.

 

  • Desenvolver estratégias de negócio

Os dados obtidos pelos estudos de mercado, podem ajudá-lo no desenvolvimento de estratégias para os preços dos produtos ou serviços, para a distribuição e logística, para o uso da comunicação, para a conceção do próprio produto/serviço, entre outros.

 

Ter esta informação tem o seu custo, mas é um custo que se paga por ele mesmo. Ter estas informações permite-nos implementar medidas e ações que terão um retorno financeiro visível para o nosso negócio.

 

Estamos na presença de quê? Estamos na presença de um admirável mundo novo.

 

José Machado

Diretor na ControlPlan Consulting

About the Author: José Machado

O nosso cartão de cidadão:

Nascimento: Existimos desde 2011 a fazer o que melhor sabemos;
Áreas de atuação: Estudos de mercado, merchandising e consultadoria de marketing;
Equipa: Equipa com elevada experiência nas áreas core da empresa. Possuímos ainda uma bolsa com mais de 100 colaboradores disponíveis para todo o tipo de ações com cobertura nacional;

A ControlPlan é a melhor empresa que atua na área dos estudos de mercado, tudo com o intuito de melhor conhecer e entender a vossa marca, bem como o vosso cliente e restantes stakeholders.

A ControlPlan Consulting tem sido um parceiro chave na área do marketing dos seus diversos clientes, e a sua fidelização para com a nossa empresa é prova disso. Não somos um prestador de serviços, somos um parceiro que está sempre disponível para ouvir os seus problemas, dificuldades e obstáculos. A nós compete-nos apresentar-lhe uma solução.
Gostávamos de poder contar consigo como nosso parceiro!