“Stop the madness” in Jornal Diário de Aveiro de 12/Fev/2016

Uma empresa gigantesca: a Amazon. Duas ideias criativas: drones e lojas físicas!Stop the madness

A Amazon prepara-se para brevemente utilizar drones para entregar as encomendas feitas na sua loja online. A Amazon diz que 86% de todas as encomendas feitas no site têm menos que 2,2 kg. Esse é o limite no qual os drones com oito hélices, operam sem problemas. Outra promessa da companhia é de que as entregas vão levar somente 30 minutos! Como? Leu bem. Você clica no botão de comprar, confirma o pagamento, e meia hora depois o produto está na sua casa (mas esse prazo só é válido para endereços até 16 quilómetros de distância dos centos de distribuição da Amazon).

Em 2015 os negócios da Amazon geraram 107 bilhões de dólares, o que a torna um dos maiores, se não o maior e mais lucrativo e-commerce do mundo. Mas a última inovação da empresa aponta para um modelo bem tradicional de negócio, e vai contra tudo aquilo que se aprende nas escolas. Nos próximos meses, a Amazon pode abrir entre 300 a 400 livrarias nos Estados Unidos, isto porque em finais de 2015, a Amazon abriu a primeira ‘Amazon Books’, uma livraria física localizada em Seattle. Esta ação foi descrita como uma “extensão da Amazon.com”, com livros vendidos ao mesmo preço que na sua loja virtual. Na teoria, não faz qualquer sentido abrir dois negócios idênticos em preços, principalmente quando um negócio já vai muito bem com custos mais baixos! Na prática, a conversa é outra. A ideia é usar a loja offline como showroom de outros gadgets, nomeadamente o leitor de ebook Kindle e do assistente pessoal Echo, o que trará certamente um boost nas vendas .Por outro lado a experiência e o know-how que a Amazon tem no e-commerce foi transposto para a sua abordagem ao retalho offline, proporcionando experiências nas lojas físicas outrora circunscritas ao ambiente online (é o caso dos comentários/avaliações sobre os livros feitos na Amazon.com, que agora passam a estar disponíveis em todos os livros existentes na loja física).

 

 Estamos na presença de quê? Estamos na presença de um admirável mundo novo.

 

José Machado

Diretor na ControlPlan Consulting

About the Author: José Machado

O nosso cartão de cidadão:

Nascimento: Existimos desde 2011 a fazer o que melhor sabemos;
Áreas de atuação: Estudos de mercado, merchandising e consultadoria de marketing;
Equipa: Equipa com elevada experiência nas áreas core da empresa. Possuímos ainda uma bolsa com mais de 100 colaboradores disponíveis para todo o tipo de ações com cobertura nacional;

A ControlPlan é a melhor empresa que atua na área dos estudos de mercado, tudo com o intuito de melhor conhecer e entender a vossa marca, bem como o vosso cliente e restantes stakeholders.

A ControlPlan Consulting tem sido um parceiro chave na área do marketing dos seus diversos clientes, e a sua fidelização para com a nossa empresa é prova disso. Não somos um prestador de serviços, somos um parceiro que está sempre disponível para ouvir os seus problemas, dificuldades e obstáculos. A nós compete-nos apresentar-lhe uma solução.
Gostávamos de poder contar consigo como nosso parceiro!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>